gototopgototop
Get Adobe Flash player

RTP e BuggySafari

Ver mais vídeos

Yorn e BuggySafari

Ver mais vídeos



Algarve História

 

Aqui pode ver uma pequena amostra do que poderá ver, sentir e “tocar” no interior da região do sol…. O Algarve.

O Algarve constitui uma das regiões turísticas mais importantes de Portugal e da Europa. O seu clima temperado mediterrânico, caracterizado por Invernos amenos e curtos e Verões longos, quentes e secos, as águas tépidas e calmas que banham a sua costa sul, as suas paisagens naturais, o património histórico e etnográfico ou a sua deliciosa e saudável gastronomia são atributos que atraem milhões de turistas nacionais e estrangeiros todos os anos e que fazem do Algarve uma das regiões mais desenvolvidas de Portugal.

Durante séculos, foi ponto de passagem para vários povos, incluindo os Tartessos, Fenícios, Gregos e Cartagineses. Fez parte do Império Romano, ostentando cidades relevantes como Balsa e Ossónoba, e durante cerca de cinco séculos esteve sob o domínio dos povos islâmicos, atingindo um elevado esplendor cultural e económico. Terminada a conquista da região durante o reinado de D. Afonso III, o antigo Al-Gharb mourisco foi incluído no reino cristão de Portugal, entrando numa certa decadência que seria interrompida já no século XV pela odisseia da exploração da costa africana e da conquista das praças marroquinas, sob o comando do Infante D. Henrique. Com o fim da presença portuguesa nas praças africanas, a região entrou novamente numa certa decadência, acentuada pela destruição imposta pelo terramoto de 1 de Novembro de 1755. Posteriormente, o Algarve iniciou o século XX como uma região rural, periférica, com uma economia baseada na cultura de frutos secos, na pesca e na indústria conserveira. Contudo, a partir da década de 1960, dá-se a explosão da indústria do turismo, mudando assim por completo a sua estrutura social e económica.

Desde os alvores do reino, constituiu uma região bem delimitada e individualizada, não só em termos geográficos mas também do ponto de vista identitário, com características históricas, climáticas, etnográficas, arquitectónicas, gastronómicas e económicas muito próprias.

Actualmente, o turismo constitui o motor económico do Algarve. A antiga província tradicional possui algumas das melhores praias do Sul da Europa, e condições excepcionais para a prática de actividades e desportos ao ar livre.

O Algarve é a terceira região mais rica do país, com um PIB per capita de 87% (média Europeia). Ocupa uma área de 5,412 km² e nela residem 434 023 habitantes (2009).

Veja um vídeo promocional do Algarve turístico de hoje.

A Buggy Safari está situada no centro do Algarve onde se pode ver uma vegetação e relevo próprio (veja algumas fotos).brevemente

  • Animais (brevemente)
  • Cultura (brevemente)
  • Arquitectura (brevemente)
  • Gastronomia (brevemente)